home | áreas de trabalho | apoio ao investimento

Apoio ao investimento

Concelho Idade Quantidade @ Amostra Certificação Vendida Preço de Venda €/@
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             

FUNDO AMBIENTAL | + Floresta

Reforço de atuação das OPF - fase 2

O projeto MAIS FLORESTA APFC |Associação dos Produtores Florestais de Coruche e Limítrofes N.º 03/C08-i05.02/2023-C036; REFORÇO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE PRODUTORES FLORESTAIS DE ÂMBITO REGIONAL, SUPRAMUNICIPAL, MUNICIPAL OU LOCAL OU DE NATUREZA COMPLEMENTAR -.2ª FASE, financiado pelo Fundo Ambiental a 100%, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) num valor de 93.250,00€ (noventa e três mil, duzentos e cinquenta euros), pretende reforçar e dar continuidade à capacidade de atuação da APFC  através de diversas medidas, nomeadamente: do aumento de recursos técnicos qualificados, do número de novos associados e da sua área sob gestão coletiva. O projeto pretende igualmente aumentar o conhecimento sobre as pragas e doenças florestais existentes no território, identificadas no âmbito do Programa Nacional de Prospeção de Pragas, com os procedimentos definidos pelo ICNF e também monitorizar parcelas florestais com o intuito de identificar a Xylella fastidiosa, conforme a metodologia definida pela DGAV. O projeto contempla ainda a ação de Prevenção de fogos rurais através da recolha, valorização e gestão de sobrantes e resíduos da exploração agroflorestal, fomentando as boas práticas e a bioeconomia local.

Objetivos e Metas

Os principais objetivos do projeto centram-se na valorização da floresta e na sua gestão ativa e sustentável através de 3 grandes eixos:

  • Reforço da Capacidade de Atuação das OPF em domínios essenciais para a sustentabilidade dos recursos florestais, com a contratação de um técnico especialista em ciências naturais, que irá desenvolver as atividades do projeto, bem como apoiar a equipa técnica existente no desenvolvimento de outras atividades da associação, tais como: Planos Gestão Florestal (PGF), realização de amostras da qualidade da cortiça e ações de sensibilização florestal; implementação de um programa integrado de gestão e valorização de sobrantes e resíduos resultantes da gestão de combustíveis; divulgação da associação e angariação de novos associados;
  •  Controlo de Agentes Bióticos Nocivos: Monitorização da rede de parcelas florestais previstas no Programa Nacional de Monitorização de Pragas Florestais, com observação e deteção da presença de sinais e sintomas de pragas (336 parcelas); monitorização com recurso a amostragem de Xylella fastidiosa (74 parcelas).
  • Prevenção de Fogos Rurais: Recolha e gestão de sobrantes e resíduos da exploração agroflorestal reaproveitando e valorizando as sobras orgânicas da exploração, desbaste e gestão de combustível. A biomassa tem sido utilizada como fonte de energia renovável para o abastecimento de centrais produtoras de energia e calor (centrais de cogeração), principalmente instaladas pelas indústrias de base florestal que contribuem para a utilização dos produtos florestais em cascata. O desenvolvimento desta ação vem permitir e oferecer uma dinâmica de mercado dos sobrantes florestais a nível regional, bem como fomentar as boas práticas de gestão da exploração florestal sustentável e ainda a bioeconomia local.

Comunicação e Divulgação

Durante o desenvolvimento do projeto serão utilizados vários meios de divulgação e comunicação dos resultados:

  • Realização de um relatório interno de progresso interno semestral e um relatório anual do projeto que será enviado aos associados;
  • Publicação de notícias sobre o andamento do projeto nos diferentes eixos de atuação, no site da Associação, e nas Breves (newsletter digital) distribuída aos associados semanalmente. Divulgação no LinkedIn.
  • Organização de uma reunião com os produtores florestais associados, mas aberta ao público em geral, com a presença da academia (em particular do ISA, ESAC, UTAD e UE) para a apresentação dos resultados.

 

 

Início do Projeto: 19.04.2024 | Fim do Projeto: 31.12.25