O pinheiro manso constitui, atualmente, uma das espécies florestais mais interessantes assumindo um papel preponderante na economia das explorações agroflorestais mediterrânicas, sendo uma das fileiras emergentes mais relevantes do sector produtivo primário.
Para dar resposta a estas necessidades, a UNAC - União da Floresta Mediterrânica, encontra-se a executar o Projeto “PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO” uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.
O objetivo desta Ação de Demonstração é o de apresentar um exemplo da Primeira Transformação da Pinha em Pinhão Negro, enquanto mecanismo de Sustentabilidade e de Profissionalização da Produção de Pinhão. Este processo permite um maior controlo e valorização do pinhão produzido.
Complementarmente, serão também discutidos os resultados obtidos sobre a produtividade e rentabilidade das unidades de primeira transformação de pinha em pinhão negro, no que constitui um importante contributo para a divulgação e sensibilização do Pinhal Manso.
Mais informações e inscrições em anexo ou em www.unac.pt.
PONTO DE ENCONTRO - Estação de Serviço da GALP na EN 120 (Sentido Alcácer do Sal-Grândola)