Todo o territorio nacional se encontra afetado pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP).
O que fazer para controlar o NMP?
Proceder ao corte e remoção dos pinheiros (e outras resinosas) secos e doentes e à remoção dos sobrantes ou a sua redução a estilha com 3 cm ou menos.
Entregar o material lenhoso e sobrantes num destino autorizado.
Quais as árvores a cortar?
Comunicação ao ICNF da realização dos trabalhos
Antes do corte ou desramação de qualquer resinosa (com sintomas ou saudável) em todo o território nacional, é necessário proceder ao preenchimento on-line do Manifesto de Exploração Florestal de material de Coniferas Hospedeiras do NMP. O manifesto deve ser impresso e acompanhar todas as fases do processo desde o corte até ao destino industrial.
Zona Tampão
Com o objetivo de evitar a dispersão do Nemátodo para os outros estados membros, foi criada uma Zona Tampão que corresponde a uma faixa de cerca de 20 km adjacente à fronteira com Espanha.
A Zona Tampão trata-se de uma zona de intervenção prioritária para controlo do NMP, pelo que o ICNF publicou novos editais que notificam os proprietários e produtores florestais para o corte de pinheiros (e outras resinosas) secos e doentes.
A Zona Tampão compreende parte dos seguintes distritos:
Atenção: O corte e a remoção das árvores afetadas é obrigatório em todo o território de Portugal continental. O não cumprimento da legislação pode implicar a aplicação de coimas.
Para mais informações aceda ao site do ICNF.